PME - Programa de Moradia Estudantil

De SaeWiki
Edição feita às 18h17min de 26 de julho de 2017 por Comunicasae (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

O que é?

Trata-se de um programa de moradia destinado aos alunos com dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios, especialmente, aqueles que residem fora da Região Metropolitana de Campinas (RCM). Os alunos que moram nesses arredores, mediante circunstâncias especiais e avaliadas pelo SAE, também poderão fazer uso da moradia. O Programa de Moradia Estudantil da Unicamp é constituído por unidades de sala e quarto com quatro vagas e estúdio para famílias, no local conhecido como Moradia da Unicamp. O objetivo é viabilizar a vida acadêmica dos estudantes da Unicamp que encontrem dificuldades financeiras.



Como participar?

  1. Ser aluno regularmente matriculado em cursos de graduação ou pós-graduação stricto sensu;
  2. Acesse o Sistema do SAE, caso não tenha cadastro veja como realizar o Primeiro acesso;
  3. Inicie a Inscrição no Processo Seletivo para Bolsas Auxílio;
  4. Após o deferimento de sua inscrição, você terá que aguardar ser contemplado, veja no Calendário do SAE as datas de contemplações;
  5. Ao ser contemplado você deverá assinar o termo eletrônico da Bolsa, caso não assine no prazo estipulado sua bolsa será cancelada e você deverá procurar o Serviço Social do SAE para voltar a concorrer em uma próxima listagem.

Observação:Fique atento ao calendário do SAE, as inscrições do Processo Seletivo normalmente ocorrem em Agosto para Veteranos e Março para Calouros.



Detalhes da Bolsa

  • Quantidade Mensal de Bolsas disponibilizadas: O número de vagas pode variar de acordo com a disponibilidade da administração da moradia. Há aproximadamente 900 vagas para casas que comportam 4 alunos cada e há também 27 estúdios para casais.
  • Critério de Classificação: Índice Socioeconômico
  • Vigência: um ano de duração, de janeiro a dezembro do ano do Processo Seletivo (podendo ocorrer contemplações nos demais meses do ano, sempre que houver desistências, nesse caso a vigência terá início na data de contemplação)
  • Carga Horária: não se aplica
  • Transporte: não se aplica
  • Alimentação: não se aplica
  • Como Receber: após contemplação, o aluno deve comparecer à Administração da Moradia e retirar uma lista que contém o número de vagas com as respectivas casas disponíveis. O processo de decidir em que casa ficar é totalmente independente, sendo de total responsabilidade do aluno. Há a possibilidade de mudança de casa caso o aluno não se adapte na casa escolhida.



Regulamentação

Deliberação CONSU-A-024/2001


Vídeo sobre o PME (Link direto)

Bolsas Auxílio-Social