PIBITI - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

De SaeWiki
Ir para: navegação, pesquisa

O que é?

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação é um programa do CNPq que tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.



Como participar?

Estas bolsas têm período de vigência de doze meses, iniciando-se no mês de agosto de cada ano. A quota é distribuída de acordo com critérios de mérito acadêmico por um Comitê Assessor composto por docentes especialistas na área de tecnologia e inovação. Este mesmo Comitê Assessor acompanha o desenvolvimento dos bolsistas através de relatórios semestrais e no Congresso Anual de Iniciação Científica da Unicamp, onde todos os bolsistas têm a obrigação de apresentar seus trabalhos.

O PIBITI obedece às mesmas Normas e Calendário do PIBIC na Unicamp e tem os mesmos princípios gerais normativos, regulamentados através da Resolução Normativa CNPq RN-017/2006



Estrutura

Os projeto de inovação tecnológica são multidisciplinares e têm por resultado inovações tecnológicas de produtos ou processos, com uma clara ação de introdução no mercado. podem ser apresentados nas seguintes categorias:

  • Prova de conceito: continuidade do desenvolvimento da tecnologia ou protótipo de uma patente existente para se tornar mais atrativa para licenciamento.
  • Prospecção de mercado e de empresas interessadas no desenvolvimento da tecnologia patenteada.
  • Projetos de prospecção do potencial de inovação dos resultados de pesquisa de um grupo de pesquisa, que pode ser ou não do orientador.
  • Projetos de inovação colaborativa com empresas, com convênio já existente.
  • Projetos com desenvolvimento de modelo de negócios sobre uma tecnologia.
  • Projetos de gestão da inovação de empresas start-up.


Na ocasião da inscrição os alunos e orientadores deverão optar por estar modalidade específica.