Bolsa Profis

De SaeWiki
Edição feita às 01h52min de 31 de agosto de 2014 por Comunicasae (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

O que é?

ProFIS, ou Programa de Formação Interdisciplinar Superior, é o novo curso piloto de ensino superior da UNICAMP voltado aos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas. A seleção de estudantes para as 120 vagas do curso não é feita através do vestibular, mas com base nas notas do ENEM. Para cada escola pública de ensino médio do município de Campinas é garantida uma vaga. Visite a página de ingresso para conhecer os detalhes do processo de seleção. O currículo do ProFIS inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de curso.


Objetivo do programa?

O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer as mais distintas profissões. Conheça os detalhes na página do curso. Concluído o ProFIS, o aluno pode ingressar, sem vestibular, em um curso de graduação da UNICAMP. Além disso, os formandos recebem um certificado de conclusão de curso sequencial de ensino superior.


Quem pode se inscrever?

Pode se inscrever no ProFIS 2014 quem tiver cursado o ensino médio integralmente em uma escola pública (municipal, estadual ou federal); estiver cursando o terceiro ano do ensino médio em uma escola pública do município de Campinas, com previsão de conclusão em 2013; estiver inscrito no ENEM de 2013.


Processo seletivo

As vagas oferecidas pelo ProFIS são preenchidas pelos candidatos na ordem decrescente de suas notas no ENEM, garantindo a cada escola uma vaga. Assim,para cada escola pública de Campinas, é convocado o candidato com maior nota no ENEM. As vagas restantes são preenchidas seguindo a ordem de classificação no ENEM, respeitado o limite máximo de dois alunos por escola. Caso algum candidato selecionado não confirme o interesse por sua vaga no curso, o próximo da lista é convocado, respeitando o número mínimo e máximo de alunos por escola, até que sejam preenchidas todas as vagas do ProFIS.


Auxílios e Valores

Muitos alunos do ensino médio cujas famílias passam por dificuldades financeiras podem se interessar pelo ProFIS, mas terem medo de se candidatar por se sentirem impedidos de trabalhar tendo aulas pela manhã e à tarde. Para garantir que esses alunos tenham condições de se manter enquanto frequentam os dois anos do curso, a UNICAMP oferece várias modalidades de auxílio. Em primeiro lugar, a universidade concede, a todos os alunos do ProFIS, bolsas de estudo no valor de R$ 400,00 mensais. Além disso, os alunos contam com um auxílio transporte, ou seja, um apoio financeiro (em dinheiro) para que possam vir à UNICAMP e voltar para casa diariamente. Finalmente, a UNICAMP fornece um auxílio alimentação, permitindo que os alunos façam gratuitamente suas refeições no restaurante universitário, popularmente conhecido como Bandejão. A concessão desses auxílios é feita pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).


Bolsas de Apoio Estudantil