VRERI - Vice- Reitoria Executiva de Relações Internacionais

De SaeWiki
Ir para: navegação, pesquisa

O que é?

A Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (VRERI), criada em 1984, é responsável por auxiliar a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) a fortificar sua presença internacional. Para atingir esta meta, tem empenhado esforços de internacionalização no interior dos campi, incentivando e gerenciando os programas de intercâmbio estudantil e de pesquisadores visitantes e assistindo as unidades na elaboração de acordos de cooperação internacional.

O Escritório de Relações Internacionais – Intercâmbios, localizado na Biblioteca Central, foi criado em 2006, com o objetivo de melhor atender os estudantes. Auxilia e apoia os graduandos em diversos assuntos e em variadas necessidades que surgem ao longo do processo de mobilidade estudantil de brasileiros e estrangeiros Além disso, através de eventos de acolhida aos estrangeiros, palestras, simpósios e seminários sobre temas e oportunidades internacionais, a VRERI tem proporcionado diversas oportunidades para integração e identificação da comunidade estrangeira com a Universidade, além do contato da comunidade nacional com políticas institucionais de cooperação acadêmica.


Como participar?

Para participar de Chamadas da VRERI o aluno precisa:

  • Ter integralizado no mínimo 25% e, no máximo, 85% do currículo previsto para seu curso, no momento da inscrição;
  • Apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico. O aluno deve ter Coeficiente de Rendimento Padronizado de, no mínimo -0,15 (CRP ≥ -0,15), e não deve apresentar em seu histórico escolar mais que 12 créditos de reprovações em disciplinas;
  • Apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino se especificado no edital em que está se inscrevendo.

Estudantes interessados em participar de intercâmbio devem fazer a inscrição até o prazo definido no seu edital de interesse, que pode ser encontrado no menu [Editais Abertos]. A inscrição deve ser feita no portal da DAC, através da mesma conta que você utiliza normalmente para sua matrícula. Procure dentro do menu Internacionalização – Programas de Intercâmbio um formulário on-line, que deve ser preenchido com os seus dados e com um conjunto de documentos escaneados. Para se inscrever você precisa cumprir o seguinte roteiro:

  • Anexar no portal da DAC o Formulário de Inscrição, assinado pelo Coordenador de Graduação e pelo aluno (disponível no menu Formulários ao lado).
  • Preencher, coletar as assinaturas e depositar no portal da DAC um conjunto de documentos que estão descritos no seu edital de interesse no menu [Editais] ao lado do país de escolha.
  • Encaminhar o original do formulário em papel para o Posto VRERI/BC. Este é o único documento que precisa ser entregue em papel na VRERI, nesta etapa.

NOTA: Não é necessário anexar cópia do histórico escolar ou da integralização, pois os mesmos serão obtidos diretamente da DAC/UNICAMP.